Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Meteorito cai em Castro Daire e ilumina céu em Portugal


Meteorito cai em Castro Daire: deixou um clarão enorme, entre o verde e o azul, avistado do Porto a Lisboa e em várias outras regiões de Portugal e Espanha.

Nos últimos minutos deste sábado, um enorme clarão iluminou o céu de quase todo o país. Há relatos de avistamentos de uma bola de luz de cor entre o verde e o azul do Porto até Lisboa, passando por várias outras regiões de Portugal e que tinha já cruzado parte de Espanha. Ter-se-á seguido depois um estrondo/explosão. Segundo um alerta no site da Proteção Civil, tratou-se de um meteorito, que acabou por cair na zona de Pinheiro, Castro de Aire, Viseu.

Apesar de não existirem ainda mais dados, além do alerta da Proteção Civil, ter-se-á tratado de um meteorito extremamente brilhante, que terá explodido ao entrar na atmosfera, aquilo a que os astrónomos chamam bola de fogo ou bólide.

Quando roça e depois entra na atmosfera, o meteorito — neste caso há registos de avistamentos em Madrid, Jaen, Viseu, Braga, Vila Real, Porto, Lisboa e outras regiões — pode fazer um percurso, mais ou menos longo, explode e pode fragmentar-se em vários pedaços. Trata-se de uma rocha, que se transforma numa bola de fogo, devido à enorme velocidade que alcança na entrada na atmosfera terrestre com a qual entra em fricção. Esses pedaços da rocha, que caem sobre a Terra, normalmente são bastante pequenos, mas há casos de rochas de maiores dimensões que caem sobre zonas habitadas ou sobre estruturas, causando danos.