Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

TENIS:Terminou a oitava época do Circuito Distrital de Ténis Amador (CDTA Ergovisão Guarda)


Terminou a oitava época do Circuito Distrital de Ténis Amador (CDTA Ergovisão Guarda) após 20 torneios realizados entre Fevereiro e Outubro de 2024 que passaram por 6 concelhos do distrito, designadamente Aguiar da Beira, Almeida, Guarda, Manteigas, Pinhel e Sabugal. Com a participação de 56 jogadores ao longo do ano vindos de vários pontos do país e estrangeiro. Os 20 torneios realizados foram divididos em 2 tipologias, 11 principais e 9 secundários. Após tudo isso foram apurados os três campeões distritais em três categorias diferentes: na elite o João Brites de Castelo Branco (tendo sido também o Campeão do Ranking Geral do cdta 2024), nos mais de 35 anos o Gonçalo Cunha de Mangualde e nos mais de 50 anos o Izandro Pereira de Manteigas. Para além dos campeões distritais queremos ainda destacar o André Rodrigues do Sátão que ficou em 4º do ranking CDTA mas que ganhou os três torneios em participou em 2024 que foi a mesma quantidade de títulos (3) que o João Brites alcançou mas por ele ter pontuado em outros torneios teve mais pontos no final e por isso foi o grande vencedor desta 8ª edição do CDTA Ergovisão Guarda. Os outros jogadores que ganharam torneios em 2024 foram: Rodrigo Gomes (Vilar Formoso) ganhou 2 torneios, sendo os 3 restantes torneios sido vencidos por este 3 jogadores (1 cada 1): Gonçalo Cunha (Mangualde), António Dourado ( Sátão) e Remy Sébastien (FRANÇA). Na competição paralela denominada liga consolação museu da óptica, o grande vencedor foi Gonçalo Cunha de Mangualde com 1600 pontos que ficou à frente do Sandro Lopes Videira da Guarda e do Hélder Fernandes da Marinha Grande, ambos com 1000 pontos.

Se olharmos para o top 7 do CDTA 2024 verificamos que apenas há dois jogadores a residir no distrito da Guarda, o Izandro Pereira em Manteigas e o Rodrigo Gomes em Vilar Formoso o que demonstra que o Circuito está a atrair muitos jogadores de fora do distrito para virem jogar cá no distrito, como tivemos o exemplo do torneio que aconteceu em Agosto em Alverca da Beira e Bouça Cova (Pinhel) onde apenas um jogador era residente no distrito sendo que todos os outros eram residentes fora do distrito. Mas atenção que a época de 2024 foi uma época difícil por ter havido muito torneios adiados pela chuva no início do ano e pelo cancelamento de muitos outros torneios por falta de participantes (principalmentes dos do distrito) por isso em 2025 ainda não é certo que se realize a 9ª edição deste circuito pois ainda se terá de fazer uma análise do que aconteceu em 2024 e ver o que pensam os organizadores dos torneios deste ano para ver o que se pode melhorar e corrigir para que haja ou não o circuito em 2025.
Outras curiosidades do CDTA 2024: A localidade que mais torneios recebeu este ano foi Vale de Estrela com três torneios em 2024, todos apoiados ou organizados pela Associação Desportiva e Cultural de Vale de Estrela e respectiva junta de freguesia. O torneio mais participado foi o de Aguiar da Beira com 16 participantes no início de agosto deste ano e que foi organizado pelo Município de Aguiar da Beira. O jogador com mais participações no CDTA 2024 foi o Izandro Pereira com 7 torneios principais CDTA.

O patrocinador principal, as lojas Ergovisão da Guarda, irá nos próximos dias proceder à entrega dos 6 troféus de 2024: aos três campeões distritais do CDTA Ergovisão 2024 e também aos três primeiros classificados da liga consolação museu da óptica.
Obviamente esse Circuito Ergovisão 2024 só foi possível graças ao apoio das lojas Eurovisão da Guarda e também de todos os organizadores e patrocinadores dos vários torneios que decorreram este ano e mais uma vez agradecemos o apoio que todos têm dado ao ténis amador distrital.