
Oliveira de Frades: projetos “Lafões – Terra de Cultura” e “Cultura Entre Pontes” custam 600 mil euros
O Município de Oliveira de Frades integra duas candidaturas aprovadas no âmbito da “Programação Cultural em Rede” do Programa Operacional do Centro, num investimento de cerca de 600 mil euros, distribuídos pelos municípios parceiros de cada projeto. “Lafões – Terra de Cultura”, é um projeto com a duração de 12 meses, e tem como parceiro Líder o Município de Oliveira de Frades. S. Pedro do Sul e Vouzela aparecem como municípios parceiros.
O projeto visa aliar as vertentes de inovação artística, itinerância e inclusão social, traduzindo-se numa janela de oportunidade para a retoma das atividades dos agentes culturais da região, para a criação de novas experiências às populações, e valorização dos espaços patrimoniais e naturais dos territórios.
Por sua vez, o “Projeto Cultura Entre Pontes”, que tem a duração de 15 meses, envolve Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga, e Vouzela e assenta no estabelecimento de uma rede cultural de territórios ao longo do rio Vouga que pretende contribuir para “a preservação, promoção e valorização turística do património ligado ao canto polifónico, ao megalitismo e ao património industrial, através da promoção de espetáculos itinerantes, uma exposição temporária e um roteiro turístico-cultural”.