
Sp. Covilhã empata em casa do Vilafranquense a uma bola
Covilhã e Vilafranquense repartiram hoje pontos em casa da equipa de Vila Franca de Xira, depois do empate a uma bola, no final da tarde de hoje.
O Sporting da Covilhã começou a partida claramente melhor, com mais oportunidades e muito mais dinâmica que a equipa de casa. Um meio-campo coeso, os laterais Jean e David Santos muito subidos e um enorme entrosamento entre Jô e Diogo Almeida. Imagens de marca deste Covilhã de Wender Said de 2021/2022. Apenas nos primeiros 10 minutos, o Covilhã já tinha tido 3 oportunidades flagrantes para marcar, com o guardião do Vilafranquense a responder sempre bem às investidas serranas, principalmente de Jô, que continua a ser uma verdadeira dor de cabeça para as defesas e guarda-redes adversários. Com o tempo e com a incapacidade de finalizar as boas jogadas criadas pelo Covilhã, o Vilafranquense foi conseguindo equilibrar o jogo e a partida tornou-se muito dividida a meio-campo até ao intervalo, com boas investidas de ambas as equipas, mas a falharem demasiado no último passe e na definição final das jogadas.
Na segunda parte, Helitão entrou logo ao intervalo para o lugar de Jaime Simões e foi uma boa surpresa do emblema serrano. O jogador tinha entrado bem em diversas ocasiões nos últimos jogos e voltou a repetir a façanha. Dá muito poder na área adversária e na defesa de lances aéreos, mas tem também capacidade invulgar de conduzir bola e colocar com qualidade e precisão nos colegas do meio-campo, tendo-se tornado importante nas saídas de bola. Do lado do Vilafranquense entrou o endiabrado Sangaré, ex-Sernache, que mexeu e muito com o jogo e criou muitos desequilíbrios e oportunidades de golo e foi num desses lados que surgiu o golo do Vilafranquense. Sangaré fez uma bela jogada pelo lado direito e rematou para defesa de Léo para canto. O canto foi cobrado à direita e depois de uma carambola na área, a bola sobrou para Belkheir, que fez o primeiro na partida, aos 61 minutos.
O Covilhã reagiu bem ao golo sofrido e acabou por chegar ao empate, logo 5 minutos depois, com a parceria do costume: Jean Filipe e Jô. Um belíssimo cruzamento de Jean Filipe pela direita e Jô subiu ao segundo andar para cabecear para dentro das redes, fazendo o empate. A quarta assistência de Jean Filipe na prova e o terceiro golo para Jô Batista no campeonato.
Até final, o Covilhã ainda tentou dar a volta ao marcador e fazer o segundo golo, mas faltou sempre melhor sorte no último terço do campo, mantendo-se empate até final. O Vilafranquense somou o primeiro ponto na prova, enquanto que o Covilhã soma agora 7 pontos, seguindo no segundo lugar junto de Rio Ave e Leixões. O Benfica B é líder com 9 pontos em 3 jogos. Destaque para a estreia de Ryan Teague, emprestado pelo Famalicão, pelos serranos na partida de hoje.
O Covilhã volta a jogar domingo, em casa, diante do FC Porto B, pelas 11 horas.