Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Obras de instalação da nova adutora que liga a ETA de Meimoa a Penamacor inauguradas


As obras de instalação da nova adutora que liga a ETA de Meimoa a Penamacor foram inauguradas esta quinta-feira, dia 12 de dezembro. A inauguração contou com um momento solene, na Zona Industrial, junto ao depósito de água. O ato contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da EPAL – Águas do Vale do Tejo (AdVT), Carlos Martins, e do Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares.

Recorde-se que a AdVT concretizou um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros para garantir um sistema de abastecimento mais resiliente e melhorar a qualidade da água fornecida ao concelho de Penamacor. A operação do sistema verá reduzidos os impactos sociais e ambientais associados à sua exploração, permitindo alcançar melhorias significativas na fiabilidade do serviço prestado e na redução dos custos de energia, dado que o transporte de água é gravítico. Serão, também, reduzidas as perdas de água decorrentes das roturas que se verificavam devido à desadequação funcional do sistema. O investimento agora concretizado permitirá responder a cenários cada vez mais exigentes de escassez hídrica e contribuir para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor disse que este é um momento simbólico, mas de uma importância enorme. “Penamacor tinha um problema complicado de abastecimento de água na Vila porque a adutora antiga não aguentava. É um investimento importante para nós. O Município era em 2015 devedor da extinta Águas do Zêzere e Côa e, em bom tempo, entendemo-nos para um acordo de pagamento. Se éramos devedores também não podíamos exigir. Fruto de honrarmos os nossos compromissos, realizaram-nos este grande investimento”. O autarca deixou, ainda, uma palavra de gratidão lembrando que há, ainda, dois investimentos em cima da mesa. “Um troço que vai ligar a adutora ao depósito junto ao pavilhão e que esperamos que em 2025 resolva os problemas de abastecimento de água, nomeadamente às zonas mais altas. O outro é a requalificação da Estação de Tratamento de Águas da Meimoa, junto à albufeira. É um momento de satisfação para mim, enquanto autarca, quando estes problemas são resolvidos. É uma parceria muito saudável”, disse.

Já o Presidente do Conselho de Administração da EPAL – AdVT agradeceu as palavras elogiosas do Presidente da Câmara Municipal, frisando que esteve na cerimónia com “grande satisfação, validando projetos que na altura pensava como estruturantes” e que “vêm dar garantia de um melhor serviço público”. Carlos Martins garantiu, ainda, que o troço que ligará a adutora ao depósito junto ao pavilhão de Penamacor será realizado e que esta obra permite realizar um conjunto de obras adicionais, como a melhoria da ETA da Meimoa. “Estão previstos, nos próximos cinco anos, investimentos no concelho de Penamacor que estimamos em 4,2 milhões de euros”.