Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Transição Digital e Sustentabilidade vão ser temas debatidos no contexto regional


Na próxima quinta-feira, 20 de janeiro, o Instituto Politécnico da Guarda realiza o evento “Transição Digital e Sustentabilidade – Uma oportunidade para o Interior”, com o apoio da Axians, que pretende estimular a discussão e o conhecimento desta temática no contexto empresarial e social regional.

Num contexto de trabalho em rede e promovendo a aproximação do tecido empresarial às instituições de Ensino Superior, este evento pretende consolidar um Ecossistema Regional de Inovação Inteligente que potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional.

“Consideramos importante reforçar os laços de cooperação com as instituições de ensino superior, nomeadamente dos territórios de baixa densidade, onde empresas com a Axians podem assumir-se como um agente de apoio ao desenvolvimento destes territórios.” afirma Pedro Faustino, Managing Director na Axians Portugal, sobre o apoio da Axians ao evento “Transição Digital e Sustentabilidade – Uma oportunidade para o Interior”.

A realizar-se no auditório Politécnico da Guarda, a Sessão de Boas-Vindas está a cargo de Joaquim Brigas, Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, e de Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda, seguindo-se a Apresentação de Abertura, sob o tema “A Guarda como Hub Digital” a cargo de Ana Mendes Godinho. O painel “A Importância de digitalizar o interior” será moderado por Claúdia Domingues, Regional Manager na Axians Portugal, e o segundo debate tem como tema “A transição energética no aumento de competitividade do interior”, cuja moderação está sob a responsabilidade de Pedro Almeida, do PCI – Creative Science Park – Aveiro Region. O encerramento do evento será realizado por Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

No âmbito do projeto InovC+, cofinanciado pelo Centro 2020 e com o apoio da Axians, a participação no evento “Transição Digital e Sustentabilidade – Uma oportunidade para o Interior” é gratuita e pode ser acompanhada em livestreaming, em https://www.facebook.com/politecnicodaguarda.

 

PROGRAMA
10h00 | Receção
10h30 | Sessão de Boas Vindas
Joaquim Brigas, Presidente do IPG
Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda
10h40 | Apresentação de Abertura
A Guarda como Hub Digital
Ana Mendes Godinho
11h00 | A importância de Digitalizar o interior
Moderação do painel por Cláudia Domingues, AXIANS
> Empresas mais competitivas no âmbito digital
Vasco Lagarto/ Rui Tocha, PTCENTRO DIH
> A importância das Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) no posicionamento do interior
Fernando Resina da Silva, VDA -VIEIRA DE ALMEIDA
> 5G Alavanca estratégica para o desenvolvimento do interior
Helena Ramos, NOKIA
11h45 | A transição energética no aumento de competitividade do interior
Moderação por Pedro Almeida, PCI
> Autoconsumo Fotovoltaico: a solução para a redução de custos de energia nas empresas
Luís Silva, OMEXOM
> Criação de comunidades energéticas
Flávio Lé, INOVA-RIA
> Soluções de green IT
Luís Xavier, GLOONE
12h30- Sessão de encerramento
Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC