Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

BUPi de Tondela retoma atendimento nas freguesias


O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Tondela retoma na próxima semana o atendimento descentralizado, regressando às freguesias do concelho para estar mais próximo dos cidadãos. O serviço é gratuito até ao final do ano.

 

Nos próximos meses os técnicos do projeto vão andar de novo no terreno, ajudando, de forma simples e gratuita, os proprietários dos terrenos rústicos por identificar no seu registo e georreferenciação.

 

O BUPi vai estar entre os dias 24 e 28 de março na União de Freguesias de São Miguel de Outeiro e Sabugosa (Centro Social), na semana seguinte em Tonda (Junta de Freguesia), de 7 a 11 de abril em Molelos (Junta de Freguesia) e uma semana depois na União de Freguesias de Caparrosa e Silvares (Junta de Caparrosa).

 

O atendimento descentralizado prossegue em maio em mais quatro freguesias. De 05 a 9 o BUPi vai passar pela União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho (Espaço do Cidadão/Balcão SNS), de 12 a 16 por Campo de Besteiros (Espaço do Cidadão), de 19 a 23 pela União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas (Junta de Vilar de Besteiros e Escola de Mosteiro de Fráguas) e na semana seguinte em Canas de Santa Maria (Edifício Multiusos).

 

Qualquer cidadão pode recorrer a este serviço, sendo desejável efetuar uma marcação prévia. Os pedidos de marcação ou esclarecimentos devem ser efetuados através dos contactos 967 130 986 ou 967 131 041.

 

Desde que este projeto está no terreno (21 de junho de 2021), já foram georreferenciadas no concelho 40.950 matrizes, o equivalente a 34% do total das parcelas registadas nas Finanças

 

Quais os documentos necessários para localizar os terrenos?

– Cartão de cidadão e a caderneta predial. Em alternativa poderá ser apresentada a senha de acesso ao portal das Finanças, consultando a caderneta predial atualizada

– Deverá saber identificar a sua propriedade no mapa, ou trazer o levantamento dos limites do seu terreno obtido através da aplicação BUPi ou GPS

– Se a propriedade está em nome de herança, o BUPi poderá ser efetuado por qualquer um dos herdeiros, devendo ser apresentada uma das seguintes

informações: NIF da herança (em regra consta da caderneta), ou participação imposto de selo, ou habilitação de herdeiros