Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Carregal do Sal acolheu Fórum de encerramento do projeto-piloto PEMCE


O Centro Cultural de Carregal do Sal foi o local escolhido para a realização do Fórum de Encerramento do projeto-piloto PEMCE – Planos Estratégicos Municipais Cultura-Educação, que decorreu durante o dia 29 de junho.

Promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro, em parceria com o Plano Nacional das Artes, o projeto envolveu cinco Comunidades Intermunicipais – Viseu Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela, Leiria, Beira Baixa e Coimbra que, juntou os técnicos designados por cada Município num Fórum em que cada grupo apresentou publicamente os respetivos trabalhos.

Distribuídos por comunidades Intermunicipais, os diversos grupos foram subindo ao palco do auditório principal, partilharam e discutiram os projetos concebidos em contexto de formação.

Foram apresentadas boas práticas por Marcos Lorenzo, um dos responsáveis pelo Plano Estratégico de Ferrol, em Espanha, apresentou o exemplo do Plano Estratégico de Cultura daquele Município.

A sessão de encerramento do Fórum contou com a participação de diversos oradores. O primeiro foi o autarca anfitrião. Paulo Catalino Ferraz agradeceu a Suzana Menezes, Diretora da Direção Regional de Cultura do Centro, que acompanhou os trabalhos desde a primeira hora, pela escolha do seu Município para a realização daquela iniciativa; parabenizou todos os participantes e em jeito de conclusão, referiu o exemplo de Aristides de Sousa Mendes para incentivar todos a fazermos cada vez mais pelas nossas comunidades, sendo certo que a Cultura é de igual modo um desígnio do desenvolvimento dos territórios.

Manuel Gama, do PolObs – Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura, o formador de todas as equipas, sublinhou a importância daquela iniciativa e da metodologia adotada a que os técnicos dos municípios tão bem se adaptaram, fazendo votos para que aquele tivesse sido um primeiro passo para a concretização dos Planos Estratégicos Municipais.

Entretanto, foi dada a palavra a alguns observadores externos para uma apreciação do trabalho desenvolvido desde o início deste projeto-piloto e, antes do encerramento do Fórum foi, ainda, convidado a usar a palavra Paulo Pires do Vale, do Plano Nacional das Artes. O responsável destacou a importância do projeto, as reflexões promovidas e os debates participados incentivando os técnicos e a governança política a dar continuidade àquele desafio sustentando essa convicção nas palavras de Martin Luther King – “I have a dream”.

A Diretora Regional de Cultura do Centro encerrou a iniciativa. Suzana Menezes destacou o empenho dos técnicos, a disponibilidade dos Municípios participantes e a necessidade premente de se continuar a apostar na Cultura, por forma a contrariar a sua não proliferação, assumindo de que se assim não for, corre-se o risco de, daqui por dez anos, se estar na situação dos tempos atuais ou ainda pior.