Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Clube Escape Livre: Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão: viagem memorável


O Clube Escape Livre organizou entre os dias 20 e 24 de abril a segunda edição do Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão, ligando Belém a Figueira de Castelo Rodrigo por estradas e caminhos imortalizados pela obra “A Viagem do Elefante” da autoria do Nobel da Literatura, José Saramago.

Uma numerosa caravana, liderada pelos modelos da Suzuki, marca oficial do evento, reuniu-se no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, para cinco dias de aventura palmilhando o caminho percorrido pelo elefante Salomão caracterizado por José Saramago na obra “A Viagem do Elefante”. A obra conta a história do elefante Salomão, oferecido por D. João III, Rei de Portugal, ao Arquiduque da Áustria, Maximiliano II, seu primo. O Salomão teve de calcorrear os caminhos e Estradas Reais que ligavam Lisboa a Castelo Rodrigo.

Passando pelos Territórios do Côa, a Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa é parceiro desde a primeira hora promovendo, assim, a Rota Turística Literária “Viagem do Elefante”. Catarina Moura, coordenadora executiva da ADR Territórios do Côa, lembrou que “a parceria com o Clube Escape Livre tem vindo a crescer e percebemos que com esta parceria estamos a lançar a mensagem da solidariedade e da cooperação, sempre com o intuito de cada um dar o seu melhor para um objetivo comum. Com esta parceria estamos a dar um sinal claro para outras instituições se empenharem no desenvolvimento da região.”

O Turismo Centro de Portugal, representado por Adriana Rodrigues, manteve o seu apoio ao evento porque “é fundamental apoiar uma iniciativa onde várias instituições bastante diferentes entre si se associam para este evento importante para o turismo. O Clube Escape Livre aporta a sua experiência e profissionalismo, os outros parceiros oferecem as paisagens, a gastronomia e as vivências, fatores que nos impelem a continuar a apoia iniciativas como esta. Mas não queremos ficar por aqui e quem sabe aumentar esse envolvimento neste ou em outros eventos.”

Na tarde de quinta-feira, 20 de abril, véspera de partida para o fora de estrada, os participantes tinham a roda da Valorpneu para receber prémios e puderam, ainda, visitar a Fundação Saramago onde Pilar del Rio também recebeu a organização.

O primeiro dia do Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão arrancou com a foto de família junto à Torre de Belém, ocasião para Ana Guerreiro, Diretora de Comunicação da Suzuki em Portugal salientar que “a Suzuki regressou para a segunda edição do Caminho de Salomão porque faz todo o sentido apoiar uma iniciativa que utiliza veículos todo-o-terreno que são um dos pilares da gama desta marca centenária, nomeadamente, o icónico Vitara. O conceito de aventura faz parte do ADN da Suzuki e mostrar àqueles que não são clientes da marca as potencialidades dos nossos modelos no terreno, é excelente.”

O sorriso na face de todos no arranque da aventura reforçou-se quando perceberam que ao longo dos vários dias de viagem por caminhos fora de estrada, alguns deles bem duros, teriam o auxílio das oficinas First Stop e dos pneus Bridgestone. E o tiro de partida aconteceu, precisamente, na Torre de Belém, que acolheu toda a caravana, situação possível graças colaboração e apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Belém e da Polícia Municipal de Lisboa.

No primeiro dia, o percurso seguiu ao longo das margens do Tejo com passagem e visita a Falcoaria Real em Salvaterra de Magos e a Escaroupim com paragem para almoço na histórica Casa Cadaval. À tarde, a visita guiada ao jardim horto de Camões em Constância, antecedeu o jantar e o descanso no Hotel Templários em Tomar. Repostas energias o percurso do dia seguinte subia ao deslumbrante miradouro do Bando dos Santos antes dos trilhos que levavam a atravessar a vau o rio Ocreza e ao almoço no Amoras Country Club em Proença-a-Nova.

A tarde foi marcada pelos estradões dos aerogeradores, o lanche na bonita praia fluvial de Almaceda e a subida e descida a Castelo Novo pela antiga Estrada Real. Paisagens de cortar a respiração e locais de fusão com a natureza antes da visita guiada à aldeia histórica de Castelo Novo primeiro local para recolher o carimbo digital da rota literária a Viagem do Elefante.

A chegada ao Hotel Alambique Resort & SPA assinalou o final de um dia longo onde o jantar foi momento de partilha e comunhão entre os participantes antecedendo uma merecida noite de repouso com o requinte desta unidade hoteleira do Fundão.

O terceiro dia de percurso deste Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão ofereceu aos participantes a oportunidade de visitar o Castelo e o Museu dos Descobrimentos acabando a almoçar na Pousada de Belmonte. Uma refeição tipicamente beirã com ajuizado acompanhamento dos vinhos da região.

A passagem pela Aldeia Histórica de Sortelha, pelas magníficas Termas do Cró – onde todos aproveitaram para desfrutar da sua peculiar arquitetura e de um café no Cró Hotel Rural Termas & SPA – e a visita ao Castelo do Sabugal, fechou este dia de passeio. A Guarda e o Hotel Lusitânia Congress & Spa receberam a caravana para mais uma noite retemperadora. Não sem antes desfrutarem de um jantar recheado das coisas boas da gastronomia local, os excelentes vinhos da região e a anteceder a entrega a todos os participantes do Troféu SPAL, a realização de uma corrida de carros telecomandados pela Bridgestone e First Stop, que premiou os vencedores com um conjunto de pneus e outros valiosos prémios.

O derradeiro dia do Caminho de Salomão cumpriu a passagem por Cidadelhe. Apelidada de Calcanhar do Mundo por José Saramago, a aldeia recebeu os participantes para uma visita à Casa-Forte para descobrir o Pálio bordado a ouro e, depois de um café e uma fartura quentinha, ganhar fôlego para a etapa final rumo ao almoço de encerramento do evento.

A Serra da Marofa foi o derradeiro obstáculo antes da chegada a Figueira de Castelo Rodrigo onde decorreu o almoço final do Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão. Um repasto no Restaurante A Cerca que teve como anfitrião o presidente da edilidade, Carlos Condesso que aproveitou para “agradecer aos Territórios do Côa, ao Clube Escape Livre a todos os participantes por terem visitado Figueira de Castelo Rodrigo, ajudando a dinamizar a região e a criar valor em locais desfavorecidos face ao resto do país. Somos interior, mas somos grandes nas tradições e únicos na gastronomia. Temos muitos para mostrar e dar a conhecer e Figueira de Castelo Rodrigo está de braços abertos para os receber!”

No final, cada equipa recebeu uma garrafa de vinho da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, personalizada, formalizando-se, desta forma, o estatuto de “Embaixadores da Rota Turística Literária Viagem do Elefante”.

O presidente do Clube Escape Livre acabou surpreendido por Catarina Moura, coordenadora executiva da Territórios do Côa, com uma garrafa de espumante Magnum da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo que o tornou embaixador honorário da Rota Turística Literária “Viagem do Elefante”, enquanto Luís Coelho, diretor da Escape Livre Magazine e ações especiais do Clube Escape Livre, recebeu uma garrafa de vinho por ter sido o primeiro destes novos 100 Embaixadores a certificar digitalmente o Passaporte da Rota Literária. Catarina Moura salientou, ainda, que “era justo galardoar o trabalho do Escape Livre e iremos continuar esta parceria entre a Territórios do Côa e o Clube Escape Livre tendo como secreto desejo completar a Viagem do Salomão até ao seu destino.”

Também Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo entregou uma peça, em nome do executivo, que homenageou o trabalho de Luís Celínio na promoção de divulgação da Beira Interior.

Objetivos cumpridos, Luís Celínio destacava que “é sempre uma enorme responsabilidade organizar um passeio desta dimensão e importância para a região, mas graças ao apoio dos patrocinadores, das entidades locais por onde passou o Caminho de Salomão e da equipa do Clube Escape Livre, este importante evento foi um sucesso e tenho a certeza que colocamos mais uma pedra no caminho que queremos percorrer até conseguir fechar toda a viagem do elefante Salomão, conforme contada pelo Nobel da Literatura, José Saramago.”