Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Em 1770, Pinhel passava a cidade


Comemorou-se ontem o 251º aniversário da Cidade de Pinhel.

O calor já se fazia sentir na Cidade Falcão quando se iniciaram as cerimónias comemorativas.

O atual Presidente, Rui Ventura, deu início à sessão solene com o hastear da bandeira do Município e algumas declarações acerca do dia.

Começou por agradecer a presença da Presidente da Comissão De Coordenação E Desenvolvimento Regional do Centro, Dra. Isabel Damasceno, e toda a ajuda e cooperação que tem dedicado ao Município de Pinhel e aos projetos que desenvolve. “Iremos continuar o bom trabalho, com o uso de fundos comunitários, e nunca desfraldar as suas expectativas de execução”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel.

Rui Ventura aproveitou para partilhar com os munícipes que têm muitas obras para dar continuidade e que, na sua maioria, contam com o apoio da CCDRC, como por exemplo a 2º fase da Trincheira, obra já adjudicada.

Promete dar início à construção do Centro Intermodal e seguimento à requalificação da Biblioteca Municipal de Pinhel, assim como, ao Parque de Caravanismo, um projeto de elevada importância que promete afirmar o Município no setor do Turismo.

Rui Ventura está empenhado em manter Pinhel “no bom caminho”, de modo a proporcionar mais e melhores condições a toda a população residente na cidade, mas principalmente às camadas mais jovens, para que estas se fixem no território durante o maior tempo possível.

 

 

Inauguração do Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel

As comemorações tiveram início com a 1º inauguração do dia, o Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel, dividido pelas duas torres do Castelo de Pinhel.

“Está aqui a nossa história, o despertar para os que nos vêm visitar, de tudo que podem ver no nosso concelho”, contempla o Presidente, Rui Ventura.

O presidente apresentou de uma forma breve, o que estava exposto em cada torre. Na torre sul do castelo, a famosa Lenda do Falcão e a Reserva da Faia Brava e na torre manuelina, a interpretação do castelo.

Este Centro Interpretativo pretende dar a conhecer, a quem o visita, a importância que o concelho de Pinhel teve em tempos, a história do Município.

No seu interior foram implementadas várias tecnologias, com o objetivo de fomentar a interatividade, os óculos de realidade aumentada, que proporcionam uma simulação da forma como se vivia dentro das torres; e a aplicação móvel, que permite aceder a uma série de fotos dos locais a visitar através de QR Code.

 

Inauguração da Requalificação da Bombarda de Pinhel e Inauguração do Photopoint

Já na parte da tarde, no Parque da Trincheira, o Presidente do Município começou por relembrar que a intervenção à Bombarda de Pinhel, inaugurada ontem, havia sido apresentada há 1 ano atrás, e que a 2º fase, já adjudicada, diz respeito à Fonte dos Namorados.

O Município pretende que a Mata do Parque da Trincheira seja um espaço acolhedor a toda a família, desde “os avós aos netos”, que disponibilize um sentimento de bem-estar para todos.

Para o Presidente, a Inauguração da Requalificação da Bombarda, foi o momento mais importante do dia de comemorações, uma vez que, diz respeito à história, património e identidade da cidade de Pinhel. Relembra que “esta bombarda atrás de mim, fez cair o presidente de câmara”.

“Hoje estamos a valorizar aquilo que Pinhel tem”, remata. Por esse motivo, quer apostar na vigilância 24h do parque, motivado pelos sucessivos atos de vandalismo que o parque tem sido alvo, até mesmo durante a requalificação da bombarda.

 

Enquadramento Histórico da Peça

É uma Bombarda que remonta ao período do séc. XIV/XV, do tempo de D. João. Este delineou que Pinhel seria uma fortaleza de 2º linha, na defesa de Portugal, com uma função de fornecer o equipamento, a pólvora, e tudo o que fosse necessário, para a artilharia, inclusive as reparações.

É possível que tenha vindo de outro local, mas efetivamente está fixada em Pinhel, sendo uma bombarda única em Portugal.

O Parque da Trincheira foi o sítio estrategicamente escolhido para a fixação do novo Photopoint da Cidade de Pinhel, é um espaço que “diz muito aos Pinhelenses” e que muitos fotografam quando visitam o município.

Segundo Rui Ventura “está na moda ter um Photopoint em cada cidade” e Pinhel não podia ser exceção.

Uma ‘moldura’ para a vila de Pinhel, construída eficazmente por uma empresa Pinhelense que correspondeu às expectativas, conclui o presidente.

 

Margarida Almeida