Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gouveia: “A Importância do Cuidar”


Decorreu no passado dia 26 de junho, pelas 10:00 horas, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, uma sessão dinamizada pela CPCJ de Gouveia com a colaboração do CLDS 4G Integr4r e o Grupo Aprender em Festa (GAF), denominada “A importância do Cuidar”.

Esta iniciativa surgiu na sequência de um pedido que os formandos do Curso EFA B/PRO Cuidador(a) de crianças e jovens formularam à CPCJ de Gouveia no sentido de serem esclarecidos acerca dos procedimentos da Comissão.

Assim, aliando as formas e pressupostos de intervenção da CPCJ de Gouveia, onde subjaz o propósito fundamental da importância de cuidar das crianças e jovens, promovendo os seus direitos e protegendo-as de eventuais situações de perigo, alargou-se o convite às duas entidades referidas e lançou-se o desafio ao grupo de formandos no sentido de, também eles, fazerem uma breve apresentação do seu curso.

A sessão iniciou com uma apresentação feita por Sandra Tavares, representante do CLDS 4G Integr4r e por Isabel Amaral, representante do Grupo Aprender em Festa, que versou sobre a importância das Relações Positivas e eficazes entre pais/ cuidadores e filhos/ crianças/ jovens e sobre e a importância do Autocuidado do Adulto.

De seguida, uma das formandas do curso procedeu à respetiva apresentação do mesmo, incidindo sobre a definição de cuidar, os princípios éticos, as principais funções dos cuidadores/as, entre muitas outras matérias.

Prosseguiu a CPCJ de Gouveia, representada por Alice Duarte e Rita Oliveira, as quais descreveram, de forma sucinta, os procedimentos da Comissão, desde a receção da comunicação/ sinalização da situação de perigo até ao respetivo arquivamento do processo de promoção e proteção.

Foram aqui também abordadas matérias como: quem pode sinalizar, a quem pode sinalizar e como o pode fazer; o que pode consubstanciar uma situação de risco e/ ou de perigo; quais são as entidades de primeira linha com competência em matéria de infância e juventude e quais as suas responsabilidades perante uma situação de risco/ perigo; que Medidas estão previstas na Lei de Promoção e Proteção, entre outras.

A sessão terminou com uma apresentação realizada por Isabel Amaral, em representação do Grupo Aprender em Festa, sobre Mindfulness, culminando com uma pequena dinâmica de relaxamento.

A CPCJ de Gouveia agradece ao CLDS 4G Integr4r e ao GAF por toda a colaboração e deixa um agradecimento especial ao grupo de formandos do Curso EFA B/PRO Cuidador(a) de crianças e jovens, ao IEFP – CF de Seia e às respetivas Formadoras.