Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Lamego: município atribui Medalha de Ouro ao Núcleo da Liga dos Combatentes


A Câmara de Lamego atribuiu a Medalha de Ouro da Cidade ao Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes a Medalha de Ouro da Cidade, numa cerimónia realizada no Teatro Ribeiro Conceição, a 1 de março.

A medalha, a mais alta condecoração municipal, foi entregue pelo presidente da autarquia, Francisco Lopes, ao presidente do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes (LC), coronel Valdemar Lima, em virtude do trabalho desenvolvido por esta instituição ao longo dos seus 100 anos de atividade, em prol dos antigos combatentes e da causa pública.

Na cerimónia, Francisco Lopes referiu que “esta medalha simboliza o nosso preito e a nossa homenagem a todos aqueles que derramaram o seu sangue na defesa da Pátria e o grande respeito também às suas famílias, bem como a todos aqueles que representaram o nosso país nas operações de paz e ações humanitárias em todo o mundo”, enaltecendo ainda a excelente colaboração entre as duas instituições que irá “continuar e ser reforçada”.

Na sua intervenção, o coronel Valdemar Lima afirmou que a LG compromete-se a garantir a perenidade e a confiança necessárias para apoiar os combatentes no futuro: “esta distinção que muito nos sensibiliza e prestigia, reflete o empenho e a dedicação da instituição, ao longo de um século, bem como o compromisso inabalável com as causas dos combatentes e seus familiares”.

No dia em que o Núcleo de Lamego da LC celebrou um século de existência e honrou a memória de todos aqueles que defenderam a pátria, o General Chito Rodrigues, presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, também testemunhou este ato de reconhecimento e gratidão. “A distinção que hoje lhe é conferida pelo Município de Lamego, no campo da solidariedade e do apoio mútuo, a combatentes e famílias, bem como na defesa dos valores superiores do país, é não só uma honra para este Núcleo e sua atual direção, mas também para a Liga dos Combatentes como um todo”, sublinhou.

O Teatro Ribeiro Conceição assistiu ainda à atuação da Orquestra Ligeira do Exército, dirigida pelo Maestro Sargento Mor Cândido Ameixa.