Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Mangualde celebra 25 de abril com conjunto de iniciativas


O Município de Mangualde, como é habitual, irá assinalar o dia 25 de Abril com um conjunto de iniciativas institucionais, culturais e recreativas promovidas por entidades da comunidade em parceria com o Município.

As diversas atividades permitirão aos munícipes assinalarem a festa da liberdade, manifestando gratidão por todos aqueles que combateram a ditadura e permitiram o sonho da liberdade e da democracia, do pensamento crítico, da tolerância e da diversidade plural.

O programa de celebração do 25 de abril conta com diversas atividades. A manhã contará com uma Caminha da Liberdade, que terá como ponto de encontro o Largo Dr. Couto, pelas 9h30, sendo uma iniciativa promovida pela Assembleia Municipal, pela Câmara Municipal de Mangualde e pela União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta.

Durante a tarde, serão assinaladas as atividades relativas à Jornada Mundial da Juventude. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Será realizado de 1 a 6 de agosto de 2023. Até lá serão muitas as iniciativas de preparação desse grande momento.

Em cada uma das 21 dioceses de Portugal existem já Comités Organizadores Diocesanos, encarregados de dinamizar no seu território o caminho de preparação até à JMJ. No dia 25 de abril a organização de Mangualde realiza a Via Lucis e um Concerto com a “Banda da Paróquia” vencedores do Hino JML, prevendo a participação de jovens de toda a diocese. Esta iniciativa, promovida pela Diocese de Viseu, pela Paróquia de Mangualde, pela Pastoral Juvenil e pela Câmara Municipal de Mangualde, terá lugar na Sra. Do Castelo, pelas 14h30.

O final da tarde contará com a apresentação do livro “A mais breve História da Rússia: Dos Eslavos a Putin”, da autoria de José Milhazes, pelas 18horas, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Atividade esta promovida pelos Jovens do Castelo em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde. Para encerrar sobem ao palco as “Canções de Abril” pelo Grupo de Fados e Guitarradas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

José Milhazes nasceu e cresceu na Póvoa de Varzim. Em 1977, foi estudar para a União Soviética. Licenciou-se em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas. Em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico na TSF e depois noutros media portugueses. Em 2008, doutorou-se. Regressou a Portugal em 2015 com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russa. É autor de vasta obra publicada, da qual destacamos “As Minhas Aventuras no País dos Sovietes” (2017) e “Os Blumthal” (2019). Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa.