Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Plano Ferroviário Nacional – Associação Move Beiras


No âmbito da discussão do Plano Ferroviário Nacional (PFN) a associação Move Beiras, com sede na Benespera, reuniu na Assembleia da República com os deputados do PS e PSD eleitos pelos círculos eleitorais de Castelo Branco e Guarda e o deputado José Carlos Barbosa, dado o seu gosto pelos temas ferroviários, explica a associação.

O objetivo do encontro foi a sensibilização para “a necessidade de enriquecer as propostas desse documento relativamente à nossa Beira Interior”, vinca a associação.

Segundo explica o encontro teve por base “os contributos que foram submetidos durante a fase de auscultação pela Câmara Municipal da Covilhã, comunidade da Linha da Beira Baixa e Freguesia de Tortosendo”

No encontro foram debatidas “as deficiências da linha como a falta de passagens de nível seguras e as viagens entre cidades com maior duração que o desejável”.

Frisaram em comunicado, ainda, a necessidade das intervenções na Linha da Beira Baixa não poderem ficar condicionadas por nenhuma construção de vias inseridas no PFN, pois tal “como o próprio documento reconhece, o eixo Lisboa – Covilhã não será beneficiado por nenhuma das novas linhas previstas até 2050”. “É por isso fundamental a adoção duma estratégia que resulte numa Linha da Beira Baixa competitiva, ao serviço da região e que promova a coesão territorial e a descentralização”.