Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Programa “Aldeia Segura/ Pessoas Seguras” em Mêda


O programa “Aldeia Segura/Pessoas Seguras”, decorre ao abrigo de um Protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Este Programa destina-se a estabelecer “medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio, assim como, promover ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção, realização de simulacros e planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.

O objetivo final do programa é capacitar as populações para saberem como proceder no caso de existir uma ocorrência e evitar que aconteça, desastres como no passado.

Neste âmbito, a ANEPC procedeu à aquisição de megafones e coletes de identificação que foram distribuídos, com o apoio do Município, aos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Meda e posteriormente aos OSL (Oficiais de Segurança Local).

Para o presidente da autarquia Dr. João Mourato esta é uma pequena medida, mas com um significado enorme, pois, como o nome do programa refere “Aldeia Segura/Pessoas Seguras” e esta é uma das grandes obrigações dos autarcas locais, tudo fazer para garantir a segurança e o bem-estar das populações.