Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Termas de Sangemil reabrem terça-feira


As Termas de Sangemil reabrem portas já na próxima terça-feira (1 de abril) para a nova temporada termal. A estância localizada em Lajeosa do Dão estará em funcionamento até finais do mês de novembro.

 

Entre os meses de abril e julho e de 16 de outubro a 30 de novembro decorre a época baixa, em que os preços são mais económicos para os termalistas. De 1 de agosto a 15 de outubro decorre a chamada época normal.

 

As caldas de Sangemil realizam curas de doenças reumatológicas e músculo-esqueléticas e ainda das vias respiratórias. No spa estão disponíveis massagens vichy ou a seco, duche de jato ou circular, entre outros tratamentos de bem-estar.

 

As águas são captadas a uma profundidade de cerca de 100 metros a uma temperatura de 49 graus.

 

O atual complexo termal abriu ao público em 1994, mas as águas sulfurosas são usadas para efeitos terapêuticos há 300 anos.

 

Crescimento

Na última época termal, em 2024, o complexo realizou 15.580 tratamentos, um número que revela um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

 

Os aquistas que procuraram estância termal fizeram-no sobretudo para efetuarem curas termais (15.024). O complexo realizou ainda 556 tratamentos ligados ao bem-estar. Os meses mais frequentados foram agosto, setembro e outubro.

 

Piscina de grupo, duche Vichy geral, irrigação nasal, nebulização individual, duche jacto, duche Vichy regional e hidromassagem foram os tratamentos mais requisitados pelos termalistas.

 

Quem mais procura as caldas de Sangemil são os cidadãos a partir dos 55 anos.

 

As estatísticas indicam ainda que depois de Viseu, os clientes das termas são sobretudo oriundos dos distritos de Lisboa, Coimbra e Leiria.

 

Tal como aumentou o volume de tratamentos, também a faturação cresceu 10% para os 127.382 euros.