Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Tondela: Milhares de pessoas passaram pela Festa do Livro e da Leitura


A Festa do Livro e da Leitura de Tondela, que decorreu nos últimos 13 dias do mês de abril (entre os dias 18 a 30), atraiu milhares de pessoas. O balanço do evento não podia ser mais positivo.

O programa da 17ª edição da iniciativa incluiu dezenas de atividades dirigidas ao público em geral, mas também aos alunos das escolas do concelho e às suas famílias. Realizaram-se peças de teatro, palestras, encontros com contadores de histórias, escritores e ilustradores, sessões de autógrafos, oficinas de cinema, animação de leitura e workshops. Durante a festa decorreu ainda uma feira do livro com centenas de títulos.

Manuel Clemente, autor do best seller “Nunca fiques onde já não estás”, e Raul Minh´Alma, que escreveu, entre outros, “Foi Sem Querer que Te Quis”, foram alguns dos escritores que passaram pelo evento. Estes encontros com os autores juntaram cerca de uma centena de pessoas.

A festa, que decorreu na Biblioteca Municipal e nas várias escolas do concelho, envolveu, ao longo de duas semanas, mais de 1.800 estudantes de todo o concelho.

O evento foi promovido pela Câmara, através da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, e pela Rede de Bibliotecas Escolares de Tondela.

Integrado no programa da iniciativa, realizou-se este ano o Seminário de Educação, desta vez subordinado ao tema “(Trans) formar o presente” e que contou com a presença, entre outros, do ex-ministro da Justiça Laborinho Lúcio e do reitor da Universidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa.

O seminário trouxe algumas novidades em relação às edições anteriores, nomeadamente com a Rede de Bibliotecas de Tondela a associar-se à organização.

As novidades não ficaram por aqui. Em vez de apenas um dia, os trabalhos estenderam-se por dois, iniciando-se logo na sexta-feira, dia 28 de abril, e prolongando-se até ao final do dia de sábado. Esta alteração permitiu não só falar de estratégias para (trans)formar o presente, com oradores de renome ao nível da educação, como ainda deixar linhas orientadoras para o futuro, a partir das boas práticas já existentes nas escolas do concelho.