Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Comemorações do 822º Aniversário da Cidade da Guarda


A cidade mais alta celebrou no passado dia 27 de novembro o seu 822º aniversário.

Como vem sendo hábito, o hastear da Bandeira deu início ao programa comemorativo que o Município organizou para o dia 27 de novembro, às 10h00, nos Paços do Concelho.

O ato contou com a guarda de honra das três corporações de Bombeiros do Concelho – Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra, acompanhada do hino nacional pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra.

No âmbito do programa comemorativo e logo a seguir ao hastear da Bandeira seguiu-se uma breve cerimónia na “Galeria dos Presidentes” onde foram descerradas as fotografias dos antigos presidentes de Câmara, Álvaro Amaro e Carlos Chaves Monteiro e da presidente da Assembleia Municipal, Cidália Valbom.

Imediatamente antes da Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade houve lugar a uma visita à exposição “Foral da Guarda”, constituída por trabalhos criados por alunos dos Agrupamentos de Escolas da Sé e Afonso de Albuquerque, no âmbito das comemorações.

A Sessão Solene Comemorativa do 822º Aniversário da atribuição do Foral à Cidade da Guarda, realizada na Sala António de Almeida Santos, teve início com um momento musical por dois músicos da cidade, Rui Pedro Dias e Gonçalo Adriano, seguindo-se o discurso de abertura do presidente da Assembleia Municipal da Guarda, José Relva.

A cerimónia prosseguiu com a atribuição da Medalha de Honra Grau Ouro, aos bispos Manuel Felício (atual bispo da Guarda), António Luciano (bispo de Viseu) e António Moiteiro (bispo de Aveiro), que usou da palavra em nome dos homenageados.

A entrega de condecorações continuou com a atribuição da Medalha de Excelência e Dedicação do Município – Grau Prata, a trabalhadores do Município da Guarda que cumpriram a totalidade do período da sua carreira.

No decorrer da sessão houve lugar a um Elogio à Cidade da Guarda, por Álvaro Guerreiro, ao qual se seguiu o discurso do presidente da Câmara Municipal, Sérgio Costa, onde salientou que a Guarda reúne as melhores condições para se “constituir como referência no contexto logístico nacional e ibérico”.

Durante o seu discurso, o presidente, deu ainda a conhecer a intenção de criar um Gabinete de apoio a trabalhadores e famílias que se queiram radicar na Guarda.

Por fim, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse no seu discurso que “a Guarda tem que ser o exemplo daquilo que bem se faz do interior para o país”.

A Sessão Solene Comemorativa dos 822 anos da mais alta terminou como começou, com música.

A celebração do 822º Aniversário da Guarda prosseguiu no período da tarde com a homenagem, a título póstumo, ao deputado Tiago Gonçalves.

A homenagem póstuma decorreu em Vila Mendo com a atribuição do nome de Tiago Gonçalves ao Largo da Antiga Escola desta localidade do concelho da Guarda, de onde era originário.

Ao final da tarde do dia de aniversário, 27 de novembro, a mais alta ficou ainda mais formosa com as luzes de Natal, ligadas simbolicamente no Jardim José de Lemos.

Este momento decorreu às 18h00 e foi complementado com a atuação do Coro Infantil do Conservatório de Música de São José e o espetáculo Aéreo pela Super Pipoca Produções.

O concerto de Fausto Bordalo Dias encerrou o programa comemorativo do dia de aniversário da cidade, 27 de novembro.

A Invernal de BTT – Cidade da Guarda encerrou hoje, domingo, dia 28 de novembro, o cartaz das comemorações do 822º Aniversário da Guarda, numa iniciativa em parceria com o Clube de Montanhismo da Guarda.

Nesta edição, participaram perto de 300 ciclistas divididos pelas provas de maratona, com cerca de 70 km, e a de meia-maratona, com perto de 40 km.

Um número que a organização, do Município e do Clube de Montanhismo, espera vir a ser triplicado ou quadruplicado na próxima edição da Invernal.

A prova teve partida e meta esta manhã, junto ao Estádio Municipal da Guarda. Entre os participantes esteve o ciclista Marco Chagas (vencedor por diversas vezes da Volta a Portugal em Bicicleta) que subiu ao pódio nos masters 50.