Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Distrito da Guarda em risco extremo de exposição à radiação UV


Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito da Guarda apresenta esta sexta-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV). No que se refere ao risco de incêndio, Figueira Castelo Rodrigo e Sabugal são os concelhos do distrito em risco máximo.

O IPMA colocou em risco muito elevado de exposição à radiação UV todos os distritos do continente exceto Guarda e o arquipélago da Madeira que estão sinalizados com risco extremo.
O IPMA recomenda em caso de risco extremo que a população evite a exposição ao sol o mais possível. Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
No que se refere ao risco de incêndio, o IPMA sinaliza esta sexta-feira vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Bragança. Figueira Castelo Rodrigo e Sabugal são os concelhos do distrito em risco máximo.
O risco de incêndio no sábado vai ser mais reduzido devido à previsão de chuva em alguns distritos do continente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.