Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Sabugueiro recebe residência artística


Docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro estão a desenvolver um projeto de intervenção artística na aldeia de Sabugueiro, concelho de Seia.

Segundo a organização, até esta sexta-feira, os participantes desenvolvem um projeto de intervenção artística em comunidade, a partir de atividades implementadas em instituições locais e no Hostel Criativo da Associação de Beneficência do Sabugueiro.
De acordo com a fonte, a residência artística está integrada nas atividades do projeto Xperimus e “congrega vários momentos de criação e experimentação, envolvendo a população e espaços locais”, sob a designação genérica de “Sombugueiro”. “A partir de recolhas de sons e imagens da localidade, contactos com a população, tarefas participativas com adultos e jovens, pretende-se construir performances e apresentações a desenvolver e apresentar em vários espaços da aldeia” do Sabugueiro, refere a organização.
“Com este novo projeto, que é diferente de todos os que existem na região, a Associação de Beneficência do Sabugueiro tem como objetivos promover as artes e a cultura, inspiradas nos recursos do território regional, fomentando o intercâmbio entre comunidades de artistas, pensadores e criativos e a comunidade local/regional”, segundo o seu presidente, Mário Jorge Branquinho.
O Hostel Criativo abriu portas em fevereiro e “é o mais recente projeto da Associação de Beneficência do Sabugueiro, que resultou do aproveitamento do antigo edifício de Centro de Dia, localizado num lugar privilegiado da aldeia, designada a ‘mais alta de Portugal'”, disse o presidente da direção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.