Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Surto de covid-19 em instituição de deficientes em Almeida depois da morte de dois utentes


Dois homens com 33 e 54 anos, residentes numa instituição que acolhe pessoas com deficiências (Associação Sócio Terapêutica De Almeida- ASTA), morreram na madrugada desta quinta-feira no hospital da Guarda vítimas da Covid-19. A ASTA refere que os dois – Filipe Lopes e Luís Fernandes – tinham recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus no passado dia 21, sem que, na altura, tivessem qualquer sintoma de infeção.

Contudo, poucas horas após a toma, os dois começaram a desenvolver sintomas como febre, o que os levou ao hospital no dia seguinte. Lá foram testados ao novo coronavírus, sabendo-se do resultado positivo, no dia 23. Internados na enfermaria do hospital, os dois acabaram por não resistir à doença tendo morrido na madrugada de quarta-feira para quinta-feira (de 27 para 28).

De referir que as duas vítimas, uma com autismo e outra com paralisia cerebral, sofriam de problemas respiratórios. Na sequência destas infeções, a instituição levou a cabo uma primeira testagem a outros residentes com sintomas. Confirmaram-se aí “alguns infetados”. Esta quinta-feira foram todos testados, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No total, estão infetados na instituição 18 residentes, a que se somam mais quatro de uma residência autónoma. Estão todos ou assintomáticos ou com sintomas ligeiros (como febre).

A Unidade Local de Saúde da Guarda tem 108 doentes internados, 11 em cuidados intensivos, sobrando apenas uma cama. Foi já acionado o último nível do plano de contingência, que prevê a abertura das últimas seis camas possíveis em enfermaria e quatro em UCI. Fonte// Notícias ao minuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.